segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Hoje recebi um e-mail de um amigo, que sei que o fez por preocupação e porque o tema está na ordem do dia. Associado ao mesmo, vinha um texto em que se apresenta uma senhora como ex-ministra da saúde finlandesa, e um link para este vídeo no YouTube:

Estive prestes a responder ao mail com CC para todos os intervenientes, mas como não quero alimentar mais este tipo de correio em cadeia, deixo aqui a resposta integral para todos:

Antes de fazerem forward de mails destes, informem-se bem das fontes. É com coisas destas que se formam opiniões extrapoladas sobre assuntos que assustam precisamente por causa
deste tipo de correio que alguns criam e reciclam em cadeia, como os famosos mails piramidais do "envia três, porque se não o fizeres vai crescer-te uma verruga gigante no rego do cú).

Esta senhora não é, nem nunca foi ministra da saúde da Finlândia. Uma pesquisa rápida pela net (até na wikipedia, que nem sempre é de fiar) revela-vos que a senhora em questão é famosa no seu país pelo avistamento de OVNIS (diz que foi salva por uns quando sofreu um acidente de carro), e gosta de se auto-proclamar a "Chefe Administrativa da Saúde" da Finlândia. Todos os temas que ela trata são dignos de figurar num "National Enquirer" ou, para ser mais português, num "24 Horas" ou num jornal "O Diabo". São exemplos o "controlo de mente por microchip", "implantes cerebrais", "assassinos zombies" e "raptos por ET's" (sic).

http://en.wikipedia.org/wiki/Rauni-Leena_Luukanen-Kilde
Página oficial do ministério da saúde finlandês: http://www.stm.fi/en/frontpage
http://www.ufo.se/english/articles/scandal.html

Não digo que estes mails não sejam enviados de bom coração, e com a maior das amizades. Mas a pessoas como eu, que neste momento estou prestes a ser pai, revoltam-me. Revoltam-me porque estou mais informado que o normal, vou a consultas com os médicos que acompanham a minha mulher, alguns com opiniões divergentes, mas que não lançam disparates destes para o ar, à espera que as pessoas de repente deixem de tomar uma vacina que pode salvar uma vida emergente e frágil no combate a uma gripe que, não sendo o bicho de sete cabeças que os Media criaram, também não é pêra-doce para um recém-nascido ou um feto em formação.
A minha mulher vai tomar a vacina. Porque ambos aprendemos estatística na faculdade, e sabemos que os casos que têm aparecido na comunicação social são excepções que não confirmam a regra. É o mesmo que dizer que um bebé morreu porque no dia anterior tinha sido submetido a ondas nocivas num TAC.


Espero ter deixado bem clara a minha opinião sobre o tema.

2 comentários:

Unknown disse...

Isto normalmente é uma grande falha da informação à pressa. Acabamos por não ter noticias confirmadas.
Mas não deixa de ser verdade o facto de cada vez mais aparecer gripes mais estranhas e vacinas milagrosas.

Experimentem pesquisar sobre Teresa Forcades i Vila.
http://ruimacdonald.com/wordpress/?p=3292

elda aveiro disse...

Quem fala assim não é gago é informado. Não vejo ovnis, nem leio dejavus mas sinto uma grande, tremenda e estrondosa alegria de ver gente assim surda muda sem ofensa de palavras e inocência no que elas transmitem. Sim também acho que sentar e proliferar é fácil, mais ainda é indagar isto e aquilo menos é, sentar acalmar e perceber o que é isto daí, para que me serve. Serve então bem vamos guardar e se calhar até postar senão não vamos somente clicar e enviar só porque alguém o fez também. Não sou ninguém para fomentar, incrementar mas sim sou uma pessoa atenta cada vez mais atenta ao dormitório que nos faz acordar. Parbéns, pai, mãe, decisão no ventre abordar questão preliminar saúde vem primeiro e tudo isso que a falta dela possa acarretar. Muito bem felicidade aos dois quase 3;)