domingo, 13 de dezembro de 2009


Nestas alturas de Natal e fim de ano encontramos um infindável número de crónicas "anti-listas dos melhores do ano". Provavelmente serão tantas como as próprias listas. É um assunto muito subjectivo. Se por um lado é verdade que a maior parte dessas listas são autênticas marés de corrente muito forte à qual estamos presos por um consumismo desbragado, por outro (e agora escrevo por experiência pessoal) é nessas listas que por vezes descobrimos coisas que nos escaparam completamente ao longo do ano, por esta ou aquela razão, e com a qual nos identificamos ou desenvolvemos um gosto genuíno.
O ano passado aconteceu-me isso quando fui espreitar a lista da Rolling Stone e dei de caras com os MGMT, Vampire Weekend ou até TV On The Radio, que até então tinha pomposamente ignorado. Este ano vou fazer desses casos uma tradição, e já prometi a mim próprio navegar aqui e aqui com tempo e dedicação para ver se me escapou alguma coisa.
No cinema e TV é provável que não me apanhem tão desprevenido (um eufemismo para ignorância). Nesse caso é mais provável que me encontrem entre os votantes de algumas das listas, como esta ou esta. De qualquer forma, vou deixar brevemente aqui no blog uma lista pessoal de cinema e outra de séries televisivas para este ano de 2010. Só não o faço já porque é pouco honesto ignorar os estreantes de Dezembro e porque ainda falta "Avatar". Stay tuned.

Sem comentários: