segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Anda tanta gente por aí a escrever (boas e más) críticas de cinema, que para o renovado Espigas decidi fazer a coisa de outra forma.
Primeiro porque já não tenho nem a paciência nem o tempo de outras épocas para teorizar sobre filmes como fiz noutros tempos em alguns sites e no antigo Espigas. Depois porque, como referi, há por aí muito boa gente que o faz bem melhor que eu. Vou simplesmente classificar os filmes, porque sou um gajo que gosta de classificar as coisas, e acrescento um ou outro ponto que me pareça efectivamente pertinente.
A classificação será a mesma que coloco na minha conta do Imdb, numa escala de 0 a 10. E aqui vão os meus primeitos bitaites:

Avatar
Classificação: 7 espigas
 
Positivo: a revolução tecnológica, em especial os monitores de "preview" do realizador sobre o mundo de Pandora renderizado em tempo real. Para mim essa é a verdadeira revolução no que toca a novidades, como o foi no seu tempo o uso de monitores de Francis Ford Coppola em "One From The Heart" (e que quase o levou à falência pela audácia de tal vanguardismo).

Negativo: a história, demasiado básica e previsível, cheia de moralismos, estereótipos e clichés ambientalistas; também o tão proclamado 3D não me seduziu. Vou tentar ver o filme num ecrã maior (ou até num Imax em Espanha), mas não parece que vá fazer muita diferença. Não vi coisas "em cima de mim" ou "ao meu lado". É apenas um quadro. 3D. Como tantos outros que têm passado no cinema, mas com maior número de pontos brancos nos fatos azuis acrescentados aos actores na hora do motion capture que provocam por vezes uma maior profundidade lateral, em vez do mais primitivo "efeito paralax". Salvam-se as cenas em interiores, onde a profundidade das salas e o "decalque" das personagens é realmente surpreendente.

Sem comentários: