quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Aqui vão as minhas primeiras votações para a colheita de filmes de 2009. Por enquanto vou limitar-me à votação que já submeti para os prémios Jameson da revista Empire, definitivamente a minha publicação favorita. No entanto, tenho que admitir que estes senhores, embora justos quando vão relembrar os primeiros filmes do ano para consideração no voto final (injustiça que por vezes assola os Oscars), também deviam ter tido em conta os filmes que estreiam em Dezembro. E nesse caso houve uma grande falha: Avatar. Anyway, aqui vai:


Melhor Novato: Sharlto Copley (o magnífico Wikus Van De Merwe, agente governamental sul-africano destacado para expulsar os "camarões" do Districto 9).

Melhor Thriller: Public Enemies (o filme histórico que faltava ao grande Michael Mann só podia ser sobre a história de um grande gangster).

Melhor Filme de TerrorLet The Right One In (ou o que aconteceria se um dia misturássemos poesia com vampiros na Suécia).

Melhor Comédia: Funny People (quase ex-aequo com "In The Loop", mas o primeiro ganha pelo magnífico auto-retrato da própria comédia - melhor filme de Adam Sandler desde "Punch Drunk Love").

Melhor Filme de Ficção Científica/Fantasia: Avatar (é o festival de efeitos especiais do ano, se não da década, embora a história seja relativamente básica - por isso uma menção honrosa ao novo "Star Trek").



Melhor Actor: Christoph Waltz (pelo caça-judeus mais carismático da história do cinema em "Inglorious Basterds").

Melhor Actriz: Kate Winslet (ainda votável pelo papel em "Revolutionary Road", embora o filme seja de 2008 para os americanos - e também pela falta de uma interpretação fascinante ao longo de todo o ano).

Melhor Realizador: Kathryn Bigelow (a senhora com mais tomates do cinema actual fez o melhor filme sobre a guerra do Iraque, "The Hurt Locker").

Melhor Filme Britânico: Slumdog Millionaire (categoria específica da revista Empire, na qual não podia esquecer mais uma excelente obra de um dos meus realizadores favoritos, Danny Boyle).



Melhor Filme: The Hurt Locker (o "Apocalipse Now" dos filmes da guerra do Iraque, mas feito com menos meios - imperdível).

Outros títulos que não podia deixar de mencionar (entre a lista de estreias de 2009 mencionadas pela Empire para Inglaterra): Watchmen, Moon, The Wrestler, Coraline, Up, The Curious Case of Benjamin Button.

E, já agora, aqui fica o Top 10 definido pela Empire (de forma algo precipitada, no meu entender, pois deviam ter esperado por Avatar):

1 - Let The Right One In
2 - Slumdog Millionaire
3 - Up
4 - The Hurt Locker
5 - Star Trek
6 - The Wrestler
7 - Inglorious Basterds
8 - In The Loop
9 - District 9
10 - Coraline

Sem comentários: