terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Para o meu pai: 

Há quem diga que o carácter de uma pessoa se pode definir pelo número de amigos, familiares e conhecidos que irão comparecer no dia do seu funeral. Vamos eliminar desta equação os casos excepcionais (vítimas de terrorismo, por exemplo, que levam atrás de si hordas de pessoas desconhecidas), e tendo em conta essa teoria, acho que o meu pai passou com distinção o teste do tempo. Sinto com toda a segurança que muitos o irão recordar, e que o farão durante muito tempo, de uma forma extremamente positiva.
O meu pai prestava-se com deleite na ajuda aos outros, sendo de trato fácil e sem formalismos bacocos. Ao longo da sua vida ajudou muita gente no exercício da sua actividade profissional, mas também foi consolo de outros em incumbências mais personalizadas e até de foro íntimo.
A vida do meu pai foi difícil, cheia de obstáculos duros. Foi muito jovem alistado no exército e obrigado a ir para Moçambique, onde aterrou literalmente no turbilhão da guerra colonial, na região de Tete. Após regressar inteiro, sofreu um acidente automóvel que paralisou a nossa família em muitos sentidos, e lhe alterou os planos para sempre. Foi acossado de doenças que lhe desafiaram a vida, mas a derradeira, o cancro, valeu-lhe um combate que durou seis longos anos com muito sofrimento pelo meio.
Se existisse um mundo justo, pessoas assim não deviam ser obrigadas a pagar tanto por ter o seu pedaço de céu. Mas a vida é uma roleta de indefinições, e nós vivemos sobre este jugo de acasos que ocasionalmente nos empurram para crises existenciais.
Neste momento, se existe um Deus (e eu acredito que sim, apesar de todas estas provações), o meu pai estará retido ad infinitum numa das muitas cenas idílicas que também viveu (sim, porque a vida não são só coisas más). Talvez numa taberna, numa patuscada, sentado à mesa com o meu avô e o seu amigo Vinagre, em amena cavaqueira regada com um tinto do Dão e uma morcela assada. É assim que o quero recordar. E sei que os seus amigos também.

Sem comentários: