quarta-feira, 9 de junho de 2010

Esta semana fiz uma sessão dupla de terror cá em casa. Eis a minha avaliação aos dois filmes:

 Classificação: 5 Espigas (em 10)

Positivo - Ethan Hawke e Sam Neill, (quase) sempre excelentes actores dispostos a arriscar em nomes desconhecidos (Gattaca foi a piece de resistance de Hawke nesta área); a premissa curiosa de mostrar um mundo onde quem reinam são os vampiros, e não o contrário; o aspecto gótico bem conseguido de algumas cenas.
Negativo - Fotografia saturada, efeitos em câmara lenta, CGI em doses loucas, enfim... todos os ingredientes exagerados, que mais dois realizadores novatos (e irmãos) usam e abusam para tentar convencer o público de que são realizadores de cinema a sério. Keep it simple, stupid! Não vão lá com tanta parafernália; a história descamba para mais um milhão de clichés, diálogos parvos, e um desenvolvimento parecido a um videojogo (com uma solução para o vampirismo absolutamente ridícula). Onde é que já vi isto um milhão de vezes? Willem Dafoe, que raio de personagem é essa, pá? Finalmente, as cenas estúpidas que são um vírus no cinema de terror actual em que alguém se lembrou de fazer passar um vulto no ecrã com um som assustador no máximo volume para nos obrigar a saltar da cadeira. Irritante e desnecessário. Se isto metesse mesmo medo, não era preciso esses artifícios.

Classificação: 6 Espigas (em 10)

Positivo -Benicio del Toro sustenta todo o filme com o seu trabalho; bem filmado, com muita competência e profissionalismo por Joe Johnston (o mesmo de Jumanji ou Jurassic Park 3, e que brevemente lançará a versão cinematográfica do Capitão América); os efeitos especiais do lobisomem, com uma maravilhosa homenagem aos clássicos da Hammer.
Negativo -História básica, muito fraquinha e previsível; Emily Blunt é bonita, mas supérflua; os tiques de Anthony Hopkins na sua personagem de Van Helsing no Dracula de Coppola estão todos lá, o que demonstra que o velho actor chegou ao seu limite interpretativo, ou deve explorar novos caminhos; demasiada banda sonora estraga a tensão que poderia ter sido assustadora em alguns momentos. Assim, raramente o susto me levantou da cadeira.

Sem comentários: